Blog Informe Krauppe as Noticias da Igreja em Primeira Mão!!!

Contagem Regressiva Para a JMJ Rio 2013!!!

domingo, 29 de janeiro de 2012

O Que é o Presbitério da Igreja?


presbitério é o espaço que num Igreja ou Catedral Católicas, precede o Altar-Mor. Estava, até ao Concílio Vaticano II, reservado ao clero e pode ficar separado da nave central por grades, escadas ou varandim ou um pouco elevado por escadas. Costuma ser o lugar destinado aos Sacerdotes.
É no presbitério que acontece a função litúrgica. É no presbitério que se encontram as peças principais e os objetos litúrgicos. O presbitério é o lugar onde costuma ficar aquele que preside a celebração. É lá também 
que ficam, na maioria das vezes, a mesa da eucaristia e a mesa da Palavra. O presbitério deve ficar num plano mais elevado quando a assembléia for numerosa para facilitar a visibilidade e a acústica. Mas não excessivamente elevado para não parecer distante do povo. Ao contrário, deve dar idéia de estar inserido na assembléia. Em pequenas capelas este desnível é até desnecessário. E conforme a arquitetura, pode estar num nível abaixo da assembléia.
O presbitério deve ter uma dimensão tal que os ritos possam ser realizados comodamente. Devem caber os móveis necessários e ter espaço para a mobilidade do presidente, dos ministros e de todos aqueles que terão que estar no local. 
As peças essenciais no presbitério são a mesa da eucaristia, a mesa da Palavra e a cadeira da presidência. Pode haver uma ou duas credências, castiçais, a cruz processional, o círio pascal e uma estante móvel para os comentários e avisos. Mais nada. Não devemos carregar o local com muita coisa, muitos arranjos e imagens, se não corremos o risco de esconder o principal e desvalorizar a liturgia. Além de desviar a atenção e a participação do fiel.


2 comentários:

  1. Agradeço a informação, mas o altar não deveria ser chamado de mesa da eucaristia, pois é um altar onde se oferece o sacrifício de Cristo, e ele mesmo simboliza o próprio Cristo.

    ResponderExcluir